Foro de São Paulo e outros grupos de esquerda comemoraram vitória do esquerdista Castillo em Peru.

Foro de São Paulo e outros grupos de esquerda comemoraram a vitória do esquerdista Pedro Castillo no Peru, nas eleições ocorridas no penúltimo final de semana. Contudo, o resultado continua sendo contestado pela adversária, mais à direita, Keiko Fujimori.

De acordo com o Renova Mídia, o Partido dos Trabalhadores (PT) realizou evento no YouTube comemorando a vitória esquerdista em Peru. Na última sexta-feira (25), a conferência do Foro de São Paulo em defesa da vitória do sindicalista Pedro Castillo foi transmitida pela canal da agremiação.

Ainda de acordo com a publicação, outras organizações socialistas e à esquerda comemoraram a vitória. Dentre as quais: Grupo de Puebla, COPPPAL, CSL, Grupo Hermandad, Internacional Progressista, PIE e Grupo Europarlamentar de Esquerda.

Contudo, a eleição continua sob contestação por parte de Keiko Fujimori, adversária de Castillo, que apresentou 201 impugnações em busca de anular votos em seções onde foi vencida com margem avassaladora. Ademais, um dos juízes da principal instância da justiça eleitoral do Peru renunciou ao cargo em meio ao embate jurídico entre os candidatos, informa a publicação.

Com apuração encerrada, esquerda vence em Peru

Encerrou-se no último dia (15) a apuração dos votos do segundo turno da eleição presidencial peruana, realizada há dois domingos. O candidato socialista Pedro Castillo manteve sua estreita margem sobre a rival Keiko Fujimori. Pouco mais de 44 mil votos separaram os candidatos. Contudo, a batalha pode se estender para a esfera jurídica, uma vez que ela fez acusações de fraude, embora com poucas provas, e tentou fazer com que alguns votos fossem anulados. 

Filie-se agora ao Movimento Conservador! Acesse: