Por: Vinícius Mariano


Um jovem de 22 anos que estava armado em um shopping na cidade americana de Greenwood, no estado de Indianópolis, impediu um homem que começou a atirar contra as pessoas que estavam no estabelecimento neste domingo (17). Elisha Dicken usou uma pistola Glock para executar o assassino, que conseguiu matar 3 pessoas e ferir outras duas antes de ser interrompido.

Dicken agiu em um momento em que o presidente democrata Joe Biden pede ao Congresso leis mais rígidas de controle de armas. A Câmara dos Deputados, controlada pelo partido de Biden, deve analisar ainda nesta semana um projeto de lei que pretende banir os chamados “rifles de assalto”, que são armas com disparo rápido, semelhante às metralhadoras.

O Congresso americano, no entanto, deve rejeitar a proposta, ainda que haja maioria democrata nas duas casas, como ocorreu em 2013, quando o presidente Barack Obama, também democrata, foi derrotado no Senado ao tentar aprovar uma reforma desarmamentistas. Na ocasião, os próprios senadores democratas do Arkansas e Dakota do Norte votaram contra o presidente.